segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Rio Congelado


Ray Eddy está vivendo seu inferno astral: acaba de ser abandonada pelo marido, que gastou no jogo o dinheiro destinado a comprar a casa da família e o que ela ganha em um emprego de meio expediente mal dá para alimentar os dois filhos. É quando seu caminho cruza com o de Lila Littlewolf, uma índia Mohawk que traz imigrantes ilegais através de um rio congelado que separa o Canadá dos EUA e faz parte da reserva de seu povo. Inimigas a princípio, as duas mulheres se unem no arriscado e rentável negócio.

Rio Congelado recebeu o Grande Prêmio do Júri no Festival de Sundance deste ano. Cada vez entendo menos certas premiações concedidas. É um filme razoável, mas que não chega alcançar grandes vôos em nenhum momento. As interpretações são boas, o roteiro é bem conduzido (salvo uma ou outra situação), enfim, é uma história bem contada. Mas de modo bastante previsível, sem nenhuma reviravolta nos acontecimentos e com um final que o espectador consegue adivinhar tão logo as bases da trama são estabelecidas.

Em termos de Festival, é o tipo de filme curto que acaba sendo uma boa pedida para encaixar no meio de uma brecha programação.

Rio Congelado (Frozen River), de Courtney Hunt. Com Melissa Leo, Misty Upham, Michael O'Keefe, Mark Boone Junior, Charlie McDermott. EUA, 97min, 2008.

Mostra Expectativa

Nota: 6,0

2 comentários:

  1. Vai ter "Queime Depois de Ler"???

    Tô na expectativa, vou ver só na quinta!!!

    ResponderExcluir
  2. Vai ter sim, Pedro. E eu pretendo assisti-lo numa sessão logo no primeiro dia de Festival (isso se não marcarem uma sessão de imprensa antes).

    ResponderExcluir