sábado, 20 de setembro de 2008

CSNY: Deja Vu


Estranho documentário que começa como um registro da turnê Deja Vu da banda CSNY (Crosby, Stills, Nash & Young) e logo abandona a música para focar no protesto contra Bush e a invasão do Iraque, fazendo correlações entre a situação presente e a guerra do Vietnã.

Está certo que os músicos, liderados pelo inconformista Neil Young, sempre foram conhecidos tanto por suas canções como por seu ativismo anti-guerra, mas, ainda assim, este documentário (dirigido por Young) parece um tanto esquizofrênico. Em primeiro lugar, por não se decidir entre ser um DVD de show ou um filme político; em segundo, pela incompetência do roteiro, que não consegue ser eficiente em nenhuma das duas vertentes. Os poucos fatos interessantes do filme, como a apresentação da música Let's Impeach the President (realmente divertida) para uma platéia republicana ou o site que Young criou que é uma cópia debochada da CNN, ficam perdidos em meio a cansativos depoimentos de mães que perderam seus filhos em Bagdá ou veteranos de guerra arrependidos. Nada que não tenha sido mostrado antes de melhor maneira.

Outro ponto que vale destacar é a pseudo-imparcialidade dos músicos, que colocam as opiniões contrárias sobre eles impessoalmente escritas na tela seguidas das mais escandalosas manipulações. É como se víssemos um filme do Michael Moore desprovido do humor, anarquia e ritmo cinematográfico que o caracterizam. Ou seja, ficaria apenas a provocação furiosa. Mas pior do que isso são as várias cenas em favor de um determinado candidato democrata. Ao final do longa, ainda mostram uma mensagem dizendo orgulhosamente que, dos dez políticos apoiados por eles, sete foram eleitos. Sutileza não é mesmo o forte do filme... Não que Bush e cia. não mereçam que as pessoas esbravejem contra seu governo. Só que isso deve ser feito com um mínimo de competência, senão fica tudo muito primário e enfraquece qualquer boa intenção.

CSNY: Deja Vu (idem) de Bernard Shakey (Neil Young). Documentário. EUA, 2008. 97min.

Mostra Midnight Songs

Nota: 2,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário