segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Valentino – O Último Imperador


Documentário sobre o estilista italiano, rodado por ocasião da comemoração de seus 45 anos de carreira e posterior despedida das passarelas. A câmera acompanha o dia-a-dia de Valentino e de seu sócio e amante Giancarlo Giammetti, desde a preparação de um desfile até questões de ordem administrativa de sua maison. Exibido no Festival de Veneza 2008.

Tirando uma ou outra cena, trata-se de um documentário de interesse maior para estudantes de moda. Acredito que ver o grande estilista em momentos de criação deve ser ouro puro para quem tem algum interesse profissional sobre o assunto. Mas para os outros mortais não sobra muita coisa. O diretor não tenta dar nenhum rumo específico ao longa, apenas segue a rotina de Valentino, num estilo de filme reverencial que caberia melhor numa reportagem televisiva do que em um longa-metragem. Restam algumas curiosidades sobre o modo de trabalhar do estilista (ele era o último de uma escola que confeccionava à mão as peças, daí o subtítulo) e, principalmente, sobre sua personalidade explosiva. Não por acaso, a melhor cena é justamente a que mostra ele passando um sabão no documentarista por estar gravando numa hora imprópria.

Claro que o filme deve agradar também aos que curtem o mundo do glamour e dos famosos, especialmente na seqüência da festa em sua homenagem, que conta com depoimentos e aparições de várias estrelas. Como cinema, é irrelevante.

Valentino – O Último Imperador (Valentino: The Last Emperor), de Matt Tyrnauer. EUA, 2008. 96min.

Mostra Expectativa

Nota: 4,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário