sexta-feira, 19 de setembro de 2008

O Visitante


Walter é um professor universitário viúvo e solitário que vive em Connecticut. Até o dia em que tem que ir a Nova Iorque para apresentar um trabalho acadêmico e encontra um jovem casal de imigrantes ilegais vivendo em seu apartamento. Apiedado da situação, ele acaba deixando que Tarek e Zanaib fiquem mais alguns dias e logo se afeiçoa a eles. Quando um mal-entendido faz com que Tarek seja preso e ameaçado de deportação, Walter faz de tudo para ajudá-lo.

Um filme que, mesmo partindo de um argumento que poderia descambar facilmente para o melodramático, evita os clichês e sentimentalismos baratos e trata a história com sensibilidade na medida certa. Interessante notar que a entrada da família de Tarek na vida de Walter simboliza um rito de passagem, mesmo o personagem já sendo um sexagenário. A realidade daquelas pessoas atinge em cheio o marasmo em que vive Walter, talvez porque aquela seja a primeira vez, em muito tempo, em que alguém realmente necessita dele.

O elenco competente também ajuda a manter a história nos trilhos, com destaque para Richard Jenkins, um ator que estamos acostumados a ver sempre em papéis coadjuvantes. Seu encantamento pela personagem de Hiam Abbass, além de inesperado, é comovente. Destaque também para o desfecho sóbrio, realista e nem por isso menos belo. Um bom filme, em todos os sentidos. Tom McCarthy, ator experiente na telinha e na telona, dirige este seu segundo filme (o primeiro foi O Agente da Estação, em 2003) com boa dose de segurança.

O Visitante (The Visitor), de Tom McCarthy. Com Richard Jenkins, Hiam Abbass, Haaz Sleiman, Danai Gurira. EUA, 2007. 103min.

Mostra Panorama

Nota: 7,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário